Em comemoração aos seus 10 anos de trajetória, a Cia Pé de Cana, da cidade de Iracemápolis, lança o Projeto Cheganças, uma iniciativa que busca democratizar e descentralizar o acesso às artes circenses nas cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado de São Paulo. O projeto contempla a realização de 18 espetáculos, cortejos, oficinas, teasers e a produção de um documentário, totalizando 73 atividades distribuídas por todas as regiões administrativas do estado.
Ao longo dos anos, a Cia Pé de Cana tem se destacado por sua atuação inclusiva e popular, levando arte de qualidade às localidades menos assistidas. Hugo Delariva, produtor e integrante do grupo, reforça a importância dessa abordagem: “Nosso objetivo é criar encontros e gerar contextos de diálogo cênico. Queremos que as pessoas parem para nos ouvir, ver e sentir, ocupando espaços públicos e criando um senso de pertencimento.”
O projeto também prevê a criação de um mini documentário que registrará a execução das atividades e a trajetória da companhia, disponibilizando o material em plataformas digitais gratuitas para fomentar a importância simbólica do trabalho artístico desenvolvido e servir de referência para outros grupos e artistas.
Com uma kombi equipada chamada Iracema, a Cia Pé de Cana circulará pelas cidades escolhidas, realizando cortejos musicais e apresentações que visam atingir o maior número de pessoas, incluindo aquelas que não podem sair de casa. Além disso, serão oferecidas oficinas de técnicas circenses para ampliar a troca cultural com as comunidades locais.
O Projeto Cheganças, que já teve início neste mês de julho, representa uma ponte cultural importante, promovendo a inclusão e o acesso à arte de forma ampla e abrangente, marcando uma década de resistência e inovação no cenário artístico paulista. A iniciativa da CIA Pé de Cana e realizada através da- Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.
CIDADE CONTENPLADAS NO PROJETO
Balbino, Tejupá, Pedra Bela, Marabá Paulista, Ribeirão Branco, Barra do Chapéu, Nova Campina, Barra do Turvo, Nazaré Paulista, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Guzolandia, Álvaro de Carvalho, Altair, Serra Azul, Santa Maria da Serra, Francisco Morato, Boa Esperança do Sul