Foi lançado nesta semana, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil (IDSC-BR), um ranking das cidades brasileiras em desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa foi realizada entre as 5.570 cidades brasileiras.
A ferramenta, que coloca o Brasil como o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras. Na classificação geral os municípios que fazem parte da região de Rio Claro, ficaram com a seguinte classificação: 9º Limeira, 18º São Carlos, 31º Piracicaba, 91º Iracemápolis, 92º Rio Claro, 154º Corumbataí, 321º Santa Gertrudes, 379º Analândia e 770º Cordeirópolis.
Já as 10 primeiras cidades classificadas foram 1º São Caetano do Sul, 2º Jundiaí, 3º Valinhos, 4º Saltinho, 5º Taguaí, 6º Vinhedo, 7º Cerquilho, 8º Sertãozinho, 9º Limeira e 10º Borá.
A pesquisa avaliou os 17 ODS de todos os municípios brasileiros, com a identificação de resultados e desafios na busca pela melhoria das condições de vida das pessoas. Dados e estatísticas são essenciais para impulsionar as transformações necessárias e indispensáveis tanto em nível global quanto local. Nesse sentido, o índice tem a intenção de estabelecer os ODS como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros. O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.
Além da pontuação e da classificação de cada cidade, o índice também apresenta os Painéis ODS, que fornecem uma representação visual do desempenho – o nível de desenvolvimento – dos municípios nos 17 ODS. O sistema de classificação por cores (verde, amarelo, laranja e vermelho) indica, portanto, em que medida um município está longe de atingir o objetivo. Quanto mais próximo do vermelho, mais distante de alcançar o ODS
A relação total das cidades, os avanços e desafios foram diagnosticados pode ser acessado pelo link: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/