Trabalhadores da Usina Iracema – Grupo São Martinho – estão sendo convocados pelo Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira) para uma assembleia no dia 22 de junho, a respeito da campanha salarial deste ano. O sindicato rejeita a proposta patronal de reajuste salarial de 7%, divididos em duas parcelas, e colocará em votação o estado de greve na usina.
“Este setor não pode reclamar de crise, pois pode se valer da exportação de açúcar, além de impor altos preços nos postos de combustíveis no caso do etanol. Queremos, no mínimo, a reposição da inflação acumulada no período”, apontou o presidente do Stial, Artur Bueno Júnior. Segundo ele, as empresas não sinalizam avançar na proposta, e a negociação encontra-se num impasse.
Serão duas assembleias – uma às 7h e outra às 15h20, na portaria principal da usina, em Iracemápolis. Com apoio da CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação) e da Fetiasp (Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo), os sindicatos de todo o estado estão realizando assembleias como esta nas usinas paulistas. “A insatisfação com a proposta das empresas do setor é geral este ano”, finalizou Júnior.