A Coordenadoria de Meio Ambiente divulgou, essa semana, o balanço anual do programa “Cata Cacareco”. De janeiro a dezembro de 2015, foram retiradas 1900 peças das ruas. Deste total, 76% são móveis em geral, 11% de eletrônicos e 13% de colchão.
O coordenador de Meio Ambiente, Murilo Nolasco, afirma que a população tem colaborado com o trabalho. “Esse programa é uma importante ferramenta de combate ao lixo irregular. Agradeço aos moradores que colaboram e também aos integrantes da coleta de reciclagem que auxiliam nestas questões de limpeza pública”, destacou.
O programa Cata Cacareco foi implantado em meados do ano de 2014 após intensa campanha de conscientização ambiental junto às escolas municipais e tem como principal objetivo orientar a população sobre a importância do descarte correto visando manter a cidade limpa amenizando os descartes irregulares de resíduos.
O programa funciona através de um cronograma de coleta divulgado mensalmente pela imprensa identificando o local que estará sendo contemplado pela coleta realizada pela prefeitura. “Materiais não utilizados como sofás, camas, colchão, armários, eletrônicos fazem parte deste escopo”, explicou Nolasco.
O coordenador diz ainda que resíduos como folhas, podas de árvores, capinação, tijolos, telhas, madeiras e resíduos da construção civil não são recolhidos pela prefeitura. “Neste caso, o munícipe deverá fazer a locação de uma caçamba ou levar até o ecoponto se o volume for pequeno”, orientou.
José Eduardo
Como a população acumula lixo.