A Câmara Municipal de Iracemápolis  promoveu, na noite desta quarta-feira (23), ação alusiva à Campanha Agosto Lilás: Mês de Combate à Violência Contra a Mulher. Na ocasião, a população,  vereadores e a  prefeita Nelita Michel reuniram-se em prol da causa. Houve um bate – papo sobre assunto que contou com a presença da jornalista Graziela Felix, a advogada Talita Garcez e a socióloga Maria Jaqueline.

De acordo com a série histórica da pesquisa Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil, realizada pelo DataFolha e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o ano de 2022 registrou o maior percentual de mulheres vítimas de diferentes formas de violência doméstica no Brasil, dentre elas espancamento ou tentativa de estrangulamento, ameaça com faca ou arma de fogo, ofensa sexual, entre outras. O levantamento foi realizado a partir da entrevista de 1.042 mulheres com 16 anos ou mais de 126 municípios de pequeno, médio e grande porte. “A violência contra a mulher expressa-se de várias maneiras, desde o estupro até a violência psicológica, e precisa ser combatida com veemência e urgência. As consequências desse tipo de violência são terríveis para as vítimas, podendo levar à morte”, destaca o presidente da câmara vereador Valdenito Gonçalves de Almeida.

Ainda segundo Valdenito, o evento foi trazido à Câmara pelo vereador Jean Ferreira. “O objetivo é debater com a sociedade e promover a todos a orientação, dando continuidade a esse trabalho que teve início na gestão anterior desta Casa, onde nos comprometemos a defender os interesses da população trabalhando junto para um futuro, onde tenhamos uma população consciente e preparada para combater qualquer tipo de violência contra mulher”, destacou o presidente

O evento contou ainda com presença dos vereadores  Jean Ferreira, Fábio Simão, Claudinho Cosenza e do ex-presidente da Câmara e ex-prefeito de Iracemápolis Valmir Gonçalves de Almeida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*