Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que Iracemápolis possui atualmente 21.967 habitantes, um aumento considerável em relação ao ano 2.000, quando contava com 15.555 habitantes. No entanto, a estimativa feita pelo IBGE para 2021 apontava que Iracemápolis teria cerca de 25.000 habitantes, número que não foi alcançado.

O fato de o Censo ter sido realizado em um período eleitoral, marcado por uma intensa polarização política, também pode ter influenciado nas recusas dos moradores em colaborar com a pesquisa. A atmosfera política acirrada pode ter gerado desconfiança e levado algumas pessoas a não quererem fornecer informações pessoais aos recenseadores. Segundo o IBGE, em todo o Brasil, aproximadamente 1 milhão de domicílios se recusaram a participar da pesquisa, o que representa 1,38% do total de domicílios visitados pelos recenseadores. O presidente do IBGE, Cimar Azeredo Pereira, classificou essa recusa como um “fenômeno natural” que ocorre em todo o mundo.

Comparado com outros municípios brasileiros, Iracemápolis ocupa a 1.566ª posição em termos de população, considerando um total de 5.570 municípios. Já em relação ao estado de São Paulo, a cidade está na 240ª posição, dentre as 645 cidades existentes.

Apesar dos dados populacionais divulgados, informações sobre economia, trabalho e renda ainda não foram disponibilizadas pelo IBGE. Esses dados são fundamentais para compreender o desenvolvimento socioeconômico do município e suas possíveis relações com o crescimento populacional. O IBGE deve divulgar essas informações em breve, possibilitando uma análise mais completa da situação de Iracemápolis.

Os dados do Censo são cruciais para o planejamento e o desenvolvimento de políticas públicas, além de serem fundamentais para a compreensão das dinâmicas sociais e econômicas de uma região .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*