Durante os quatro primeiros meses do ano em Iracemápolis, o número de pessoas presas alcançou aumento em relação ao ano anterior. De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), 20 indivíduos foram detidos nesse período na cidade, o que representa uma média de uma prisão por semana. Essa estatística revela uma tendência de crescimento, já que esse número é quase o dobro do registrado no ano anterior, quando 11 pessoas foram presas entre janeiro e abril de 2002. O aumento mostra ação da Polícia no combate à criminalidade, apontando um crescimento de 80% nas ações policiais deste tipo em comparação ao ano anterior.

Os dados fazem parte do relatório da SSP, que apresenta uma análise detalhada dos índices de produtividade policial e do volume de ocorrências em todos os 645 municípios paulistas.

Nos primeiros quatro meses deste ano, além das 20 prisões mencionadas anteriormente, também foram registradas 16 prisões em flagrante delito, sendo três delas relacionadas ao tráfico de entorpecentes. Além disso, ocorreram 45 furtos gerais, oito furtos de veículos, um roubo de carga e quatro roubos de veículo no mesmo período. No entanto, das 12 unidades automotivas subtraídas na cidade, a polícia conseguiu recuperar a metade delas. Nos primeiros quatro meses deste ano, a polícia ainda recebeu o relato de um caso de estupro de vulnerável.

 

O Sargento Nicola Nadotti Neto, comandante da Polícia Militar de Iracemápolis, citou que uma das estratégias empregadas foi a conscientização da população por meio de projetos em conjunto com a PM. Palestras em escolas foram realizadas com o objetivo de educar os jovens sobre a importância da segurança e da prevenção de crimes. Além disso, a polícia estabeleceu um contato direto com os comerciantes locais, visando fortalecer a parceria entre as forças de segurança e os estabelecimentos comerciais. “Adicionalmente, projetos pilotos como o programa de Vigilância Solidária estão em fase de estudo, para serem aplicados em breve tanto nos bairros quanto na área rural. Esse programa, por exemplo, incentiva a participação ativa da comunidade, estimulando a cooperação entre vizinhos e a criação de redes de apoio que contribuem para a prevenção de ocorrências criminais”, citou o sargento acrescentando que a segurança da população é uma prioridade e, “juntos, poderemos alcançar resultados ainda mais significativos no futuro próximo”, finalizou Nadotti.

 

POLÍCIA CIVIL

No campo da produtividade policial, o relatório revela a instauração de 48 inquéritos policiais neste ano. Abril foi o mês de maior volume, com 20 inquéritos abertos. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 45 inquéritos pela Polícia Civil, indicando um aumento de 6,67% nesse tipo de registro.

De acordo com o Delegado de Polícia de Iracemápolis, Dr. Rodrigo Rodrigues, o constatado aumento do número de prisões, seja por cumprimento de mandados, seja por prisão em flagrante delito, realmente reflete o quanto as Forças de Segurança tem trabalhado para reduzir os índices criminais na cidade. Com relação ao número de Inquéritos Policiais instaurados no período, ele destacou que uma parte deles são para apurar violência doméstica e familiar contra a mulher, furtos, adulterações de sinal identificador de veículo automotor e estelionatos. “Os munícipes precisam redobrar os cuidados para não caírem em golpes, que tem aumentado muito e vitimado cada vez mais pessoas. Por isso, é preciso desconfiar de ofertas muito atrativas e se informar bem antes de fechar qualquer negócio e realizar depósitos e transferências. Outro ponto de alerta, são os veículos, principalmente motocicletas com os sinais identificadores (ex. placa, chassi e número de motor) adulterados, remarcados ou suprimidos, cuja aquisição e condução passou a ser crime, independentemente se de procedência ilícita ou não. Um exemplo, são as chamadas motos de leilão, que tem seus números de motor e chassi raspados e a placa produzida artesanalmente. A aquisição e condução de veículo nestas condições poderá gerar responsabilidade criminal”, alertou o delegado.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*