A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) completa 70 anos no Brasil, e nesse contexto a Tribuna de Iracemápolis, traz nesta edição uma entrevista com o Pastor Humberto Francisco Mantz, que foi responsável pela condução da IEQ no município há mais de 40 anos. Ao longo desse período, a igreja teve um papel importantíssimo na construção da história religiosa e social da cidade.  Mantz, hoje faz parte desse legado onde esteve à frente da instituição até 2017. Confira a baixo os principais trechos desta entrevista:

 

 

 

Tribuna de Iracemápolis (TI): A Igreja do Evangelho Quadrangular existe na há 47 anos cidade e o senhor vive em Iracemápolis há mais de 40 anos, como foi a sua vinda para Iracemápolis ?

 

Pastor Humberto Mantz: A convite do pastor Ciro Pereira Cabral do Lago da IEQ de Limeira, depois de um grande milagre que Deus operou na minha vida, me curando de um câncer no pulmão, fui me aprofundando na palavra de Deus até o ponto de ser um obreiro licenciado na IEQ e depois de um tempo fui convidado a estar à frente de algumas congregações na cidade de Limeira até o convite para vir a Iracemápolis

 

 

 

TI: Durante todo esse tempo como líder religioso, quais foram os principais desafios enfrentados?

 

Pastor Humberto : Foram muitos os desafios, desde construções, visitas, hospitais, ajuda as pessoas de todas as formas, mas o maior desafio do pastoreio é o aconselhamento pessoal e mostrar o caminho da salvação as pessoas em épocas diferentes, desde 1979 até 2017 aqui em Iracemápolis.

 

 

 

TI: O trabalho da IEQ, assim como as demais igrejas na cidade, vai além de evangelizar e tem um papel muito importante tanto nas esferas educativas como sociais.  Dentro desse contexto o que mudou desde quando o senhor chegou em Iracemápolis até os dias de hoje ?

 

Pastor Humberto : É inegável que passamos por uma modernização no mundo, saímos do papel e pranchetas para as mídias sociais em celulares e tablets, evangelizávamos com recursos visuais feitos a mão como desenhos em flanelas e figuras feitas de papelão, quem não lembra na praça da matriz a IEQ trazendo ensino bíblico com os cavaletes e flanelógrafos, com lições que os professores davam aos membros da nossa chamada escola bíblica dominical. Sempre investindo em crianças, pois entendemos que a base precisa ser solida a eles.

 

 

TI: Hoje a IEQ  tem uma representatividade muito importante no Brasil e está presente em mais de 150 países, como é para o senhor liderar uma comunidade em Iracemápolis durante todos esses anos ?

 

Pastor Humberto : É muito gratificante ver as pessoas viverem as suas vidas entregue ao senhor Jesus, e saber que fizemos parte da vida delas, passamos pela vida das famílias, exortando, aconselhando, ensinando. Foram muitos anos aqui em Iracemápolis e também em Limeira.

 

 

TI: Sua esposa sempre esteve ao seu lado em todas as ocasiões, qual o papel dela na construção desse legado junto IEQ em Iracemápolis ?

 

Pastor Humberto : Ela sempre esteve me ajudando e auxiliando, a bíblia diz que a mulher sábia edifica sua casa. E, foi este o papel que ela teve, primeiro na minha casa, depois na igreja, e assim até hoje em 52 anos de casamento.

 

 

TI: Olhando para o passado, por tudo que foi feito e construído ao longo desses anos, quais são os principais sentimentos vem em sua mente ?

 

Pastor Humberto : Sentimento de gratidão a Deus, a minha família e as pessoas que nos acolheram de todas as formas, e a cidade de Iracemápolis, quando mudamos para cá tinha aproximadamente 2.500 pessoas morando aqui e hoje com quase 24.000 pessoas. Penso que fizemos parte deste crescimento com muita diferença conforme está escrito em Malaquias 3:18

 

 

TI: Se o senhor tivesse a oportunidade falar individualmente com cada pessoa que passou pela igreja, ao longo de todos esses anos de existência, o que senhor gostaria de dizer para cada uma delas ?

 

Pastor Humberto : Que nunca desistam de Jesus, ele sempre será fiel conosco, e obrigado a todos que fizeram e fazem parte desta amada igreja, que nos deu a oportunidade de crescermos espiritualmente, seja por palavras recebidas, ensinamentos, exortações, fazendo parte da liderança, dos grupos missionários, o trabalho voluntário, o cuidado com as crianças etc.

 

Mas, atualmente, desde 2017, meu filho William Ricardo Mantz e sua esposa Sibele Esteves da Silva Mantz estão a frente desta obra como pastores titulares, isso não é comum nas igrejas Quadrangulares é um processo onde eles foram empossados em 2017 e sei que eles podem e tem capacidade dada por Deus de continuar este trabalho, hoje estou jubilado na igreja e tenho ajudado em oração e na medida do possível também com uma palavra nos cultos, e por final peço a Deus que abençoe nossa cidade em nome de Jesus.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*