A Mercedes-Benz vendeu sua fábrica de automóveis premium de Iracemápolis para a Great Wall Motors (GWM), que está adquirindo o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, juntamente com todos os prédios e os equipamentos de produção.
A venda desta fábrica faz parte da estratégia da Mercedes-Benz AG para otimizar sua rede de produção. Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz AG, responsável pela Gestão da Cadeia de Produção e Abastecimento afirmou que “Com a transformação da Companhia e o realinhamento da capacidade produtiva da nossa rede global de produção, estamos aumentando de forma sustentável a nossa eficiência produtiva. Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro”, disse.
A empresa confirma também que todos os proprietários de automóveis premium da marca Mercedes-Benz no Brasil continuarão a ser atendidos pelas mais de 50 concessionárias em todo o país. Apesar da venda da fábrica de Iracemápolis, o Grupo Daimler AG continua comprometido com o Brasil, mantendo forte presença com suas unidades de São Bernardo do Campo (caminhões, chassis de ônibus e agregados) e Campinas (Peças e Serviços ao Cliente, Reman e Global Trainning), em São Paulo; além da planta de Juiz de Fora (cabinas de caminhões), em Minas Gerais. O Campo de Provas da Mercedes-Benz e o Centro de Testes, que está sendo construído em parceria com a Bosch, ambos em Iracemápolis, também não serão afetados.
Na China
A Tribuna de Iracemápolis fez contato com GWM, e a empresa chinesa informou por meio de assesoria que, em 18 de agosto de 2021, a Great Wall Motor Co., Ltd. e o Grupo Daimler assinaram formalmente um acordo para adquirir a fábrica de Iracemápolis.
De acordo ao contrato de aquisição de ativos assinado pelas duas partes, a planta de Iracemápolis, incluindo terreno, fábrica, máquinas e equipamentos, será transferida para a Great Wall Motor.
Meng Xiangjun, Presidente rotativo da Great Wall Motor, disse que esta transação acelerará o desenvolvimento e a implementação estratégica da Great Wall Motor no mercado Sul-americano e promoverá ainda mais a transformação da companhia em uma empresa de mobilidade de tecnologia global.
Liu Xiangshang, Vice-presidente da Great Wall Motor, complementou: “O Brasil é o maior e mais populoso país da América Latina. Sua força econômica ocupa o primeiro lugar na América do Sul, suas vendas de automóveis ocupam o sétimo lugar no mundo e o mercado consumidor de automóveis tem grande potencial. Consideramos o Brasil um mercado estratégico no plano global de internacionalização. Dentro deste plano, nos dedicamos a estudar as preferências dos consumidores locais e o desenvolvimento e mudanças do mercado automobilístico. O investimento da Great Wall Motor trará uma experiência de mobilidade inteligente, segura e de alta qualidade para os usuários. Também criará mais empregos diretos e indiretos na região. Além disso, impulsionará o desenvolvimento de P&D local e de indústrias relacionadas, promovendo a transformação e atualização da estrutura industrial local e contribuindo com mais lucros e impostos para o governo brasileiro.”
A partir da compra da fábrica de Iracemápolis, a Great Wall Motor introduzirá conceitos avançados de produção, gestão de qualidade, proteção ambiental e gestão de informações de acordo com os padrões globais de fabricação da companhia e transformará a fábrica em uma das bases de produção global inteligente para automóveis, buscando atender o mercado Brasileiro e demais países da América do Sul.
De acordo com GWM, a entrega da fábrica está prevista para ser concluída antes do final de 2021, e a capacidade de produção anual da fábrica chegará a 100.000 unidades após a atualização, criando cerca de 2.000 empregos locais . Em entrevista à imprensa, a empresa afirmou que esse volume de contratação acontecerá dentro de dois anos a depender da demanda do mercado.

Em Iracemápólis
O anúncio foi feito à Prefeitura de Iracemápolis na manhã desta última quarta-feira (18). Após receber o comunicado oficial, a prefeita Nelita Michel fez questão de gravar um vídeo para compartilhar a notícia com toda a população por meio das redes sociais oficiais da Prefeitura. “Com muita alegria pude compartilhar com a população ao receber a notícia de que a Great Wall está vindo para nossa cidade. É um sentimento de muita alegria. A Mercedes-Benz continuará em nossa cidade com a pista de testes, a maior da América Latina, e, agora, virá essa nova empresa que irá gerar muitos empregos. Estou muito feliz mesmo. Que Deus nos abençoe nessa nova jornada. Gratidão”, destacou Nelita.
Participaram ainda da reunião on-line junto com a prefeita os diretores de Administração e Desenvolvimento Econônico, Silvio Sartori e Wilson Aparecido da Silva, respectivamente, e o chefe de gabinete Felipe Marcelo Granço.

■ Henry Villela
■Iracemápolis
■ contato@tribunadeiracemapolis.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*