Rafael Magrim
Músico e Professor
Música ambiente faz bem, mas lembrando que o gosto musical é pessoal e digno de respeito. (mesmo que não seja o mesmo que o meu ou o seu).
Música nos faz bem, para muitos momentos, seja para curtir uma nova paixão, ou seja, para sofrer com um amor acabado recentemente. As melodias suaves acalmam, as harmonias nos fazem viajar em nostalgias ou pensamentos sobre a vida, nos motivam a viver. E viver mais feliz.
Seria muito bom ter música ambiente na praça da matriz, aliais há um tempo tinha, e as caixas de som ainda estão lá. Então fica a dica.
Por que não voltarmos com as músicas para embalar o dia e a noite, os finais de semana. Quem sabe uma rádio central com programação eclética e também informativos públicos nos intervalos da sua programação. Há uma infinidade de possibilidades musicais e informativas que uma programação de som poderia ter.
Sei que seria difícil agradar a todos devido à infinidade de gêneros e gostos musicais. Mas creio que um som ambiente, num volume agradável e simpático aos ouvidos faria uma grande diferença nos dias e noites de nosso centro.
Porem tem outro fator que devemos nos atentar, toda exibição pública de música exige a arrecadação (ECAD), dos direitos autorais. Então antes de fazer esse sonho tornar se realidade, melhor nos informarmos sobre como funciona esse meio.
Isso foi somente um adendo que não tira o brilho e a ideia de musicalizar nossa praça, musicalizar os momentos que uma volta pela praça proporciona, mesmo que seja um pequeno passeio depois do almoço, um passeio em família, seja o que for… Com um fundo musical tudo fica melhor.