Levantamento do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) sobre desenvolvimento socioeconômico dos municipios no país indica que Iracemápolis ocupa a 48ª posição entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil. Relatório deste ano do Índice Firjan foi elaborado  com indicadores do governo federal de emprego e renda, saúde e educação de 5,471 municípios do país, onde vivem 99,5% da população brasileira.

De acordo com dados a cidade registrou alto desenvolvimento em Educação (0.9702) e Saúde (0.9131). Em emprego e renda a avaliação foi moderada (0.6918). No caso de emprego e renda a classificação como moderada é explicada pela Firjan com o fechamento de vagas no cenário Nacional em mais da metade dos municípios brasileiros.

Na região, Iracemápolis foi a única a figurar entre as 50 do Brasil. Limeira ocupou a 104ª, Cordeirópolis, 173ª e Piracicaba 181ª. O índice consolidado mais alto já antigo pelo município foi em 2006 quando a Iracemápolis registrou 0.8658 pontos.

 Cenário

Conforme a Firjan, a crise econômica que atinge o Brasil fez com que o desenvolvimento dos municípios retrocedesse três anos, ficando abaixo do patamar de 2013. que reflete sobretudo o fechamento de postos formais de trabalho. Entre os 5.471 municípios monitorados pelo IFDM Brasil, Louveira, no interior de São Paulo, se manteve na liderança pelo segundo ano consecutivo, com 0,9006. A cidade, sede de multinacionais, entre elas a DHL, foi a única a registrar índice acima de 0,9. Já o último colocado, Ipixuna, no Amazonas, apresentou pontuação de apenas 0,3214, influenciada pela pior nota em Saúde, devido à falta de atendimento básico de qualidade.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*