Devido a aparência quase idêntica à marca original e, principalmente, ao baixo preço, hoje em dia é muito comum ver ambulantes, e até mesmo lojas especializadas vendendo óculos falsificados ou de baixa qualidade. A prática é corriqueira em centros de cidades, locais onde há trânsito intenso, além de litorais. Contudo, o que parece inofensível, pode causar sérios danos à saúde.
De acordo com o médico oftalmologista da Unimed Limeira, Dr. Márcio Lenharo, que atua na área há mais de 20 anos, os ‘óculos piratas’ – tanto os de grau como os de sol – representam um sério risco para a saúde; visto que tanto podem atrasar o diagnóstico de importantes doenças, quanto trazer consideráveis danos aos olhos. “Ao comprar um par de óculos sem procedência, a pessoa deixa de fazer importantes exames oculares, como o de ‘fundo do olho’ que é capaz de diagnosticar um glaucoma – (Grupo de doenças oculares que provocam danos ao nervo ótico e perda da visão), degeneração da mácula, doenças na córnea, e uveíte (inflamação dentro dos olhos), além de dificultar o diagnóstico de doenças como diabetes, que também pode levar o paciente a perder a visão”, explica o Dr. Márcio.
“Os mais perigosos são os óculos de sol falsificados. Quando uma pessoa usa óculos de sol, a pupila se dilata naturalmente por estar em um ambiente escuro. Se esses óculos não tiverem a proteção adequada contra os raios UVA e UVB, aumenta a chance de degeneração da mácula, região mais sensível da retina, podendo levar à catarata e a sérios problema no fundo dos olhos”, pondera o Dr. Lenharo.
Prevenção
O oftalmologista ressalta que a prevenção é o melhor remédio. Para a coordenadora da Ótica Unimed Limeira, Daiana dos Santos Almeida, a qualidade e a garantia dos produtos oferecidos aos clientes Unimed são primordiais, e por isso há aquisição de produtos da mais alta qualidade, sejam armações ou lentes. Além de toda comodidade e garantia, a Ótica Unimed tem como diferencial a preocupação com a satisfação do cliente tanto na venda como no pós-venda.
“Trabalhamos somente com marcas de grife, direto do fornecedor, com Nota Fiscal e procedência garantida. Não trabalhamos com produtos de segunda linha. Também investimos em aparelhos que comprovam se os óculos foram produzidos de acordo com todas as medidas específicas ao cliente, sejam em lentes simples ou multifocais. Segundo a Associação Brasileira de Óptica (Abióptica), de 25 milhões de óculos apreendidos nos últimos anos que foram analisados por órgãos especializados, apenas 92 mil estavam de acordo com as regras da ABNT, o que corresponde a menos de 0,4% do total.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*