Os integrantes do Conselho Municipal do Idoso de Iracemápolis, com o intuito de assegurar os direitos da pessoa da terceira idade e esclarecer possíveis dúvidas da população, vem a público orientar que existem vários tipos de violência contra a pessoa idosa e que todas elas são consideradas crime.
Entre os objetivos do conselho está organizar campanhas de conscientização ou programas educativos, para a sociedade em geral, com vistas à valorização dos idosos e a velhice saudável, além de incorporar preocupações manifestadas pela sociedade e opinar sobre denúncias que lhe sejam encaminhadas. Por isso, a denúncia da população é fundamental para garantir os direitos da pessoa idosa.
Várias ações são consideradas violência contra o idoso. São elas: violência física; psicológica, sexual, abuso financeiro, negligência, autonegligência, maus tratos, privação de liberdade e convivência social, violência medicamentosa, entre outros. Para denunciar, basta ligar na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, pelo Disque 100.
Em Iracemápolis, as denúncias podem ser feitas em dois locais diferentes, no Serviço de Proteção Especial que fica na sede da Coordenadoria de Promoção Social, na rua Cesarino Borba, n° 380, Centro, telefone 3456 – 1287 ou na Delegacia de Policia que fica na rua Pedro Gonçalves de Lima, n°250, Distrito Industrial I, telefone 3456 – 1166.
Quem preferir, pode fazer a denúncia no Ministério Público, em Limeira, na Curadoria do Idoso que fica na rua Boa Morte, n° 661,Centro, telefone 3441 – 9823 ou na Defensoria Pública, também em Limeira, que fica na rua Maria Buzolin, 622, Jardim Piratininga, telefone 3442 – 7007.