A Escola Cesarino Borba, que atua desde 1968, em Iracemápolis, ingressou no Programa de Ensino Integral, em 2023, esse programa incentiva o Protagonismo Juvenil, o pertencimento do aluno a Escola e tem mais horas diárias de aulas, visando preparar o estudante para a vida após a escola, seja na continuidade no Ensino Superior ou no Mercado de Trabalho.
Em 2024, a Escola começou com o Curso Técnico em Vendas, que terá continuidade em 2025. Os estudantes do técnico em Vendas desenvolveram trabalhos focados na área comercial, no decorrer de 2024, tiveram exposição de carros eletrificados, produzidos pela GWM e comercializados pela Germânica, durante encontro desenvolvido em parceria com a concessionária Germânica, no interior da escola, com exposição de carros eletrificados e Híbridos, momento que houve palestras sobre mercado dos carros elétricos, apresentada pelo gerente de vendas Germânica/GWM, de Limeira, Márcio Massaro e palestra sobre mercado de trabalho, proferida por Camila Massaro, gerente de RH/ArcelorMitall. Tiveram encontros com o SENAI, durante Semana Cultural da Festa do Caldo de Cana, ainda na semana Cultural, tiveram roda de conversas com o departamento de Projetos de Crédito Agrícola do Banco do Brasil. Foi realizada uma Palestra sobre mercado de trabalho e área comercial proferida pelo departamento de RH do Supermercado Zomper, de Limeira. Foram realizadas, seguindo o cronograma de planejamento do Curso, visitas técnicas na concessionária Germânica, de Limeira e na Agência do Branco do Brasil de Iracemápolis.
No ano de 2025, visando qualificar os estudantes de Iracemápolis, no Nível Técnico, a Escola Cesarino ofertará Curso Técnico em Manutenção Industrial, em Parceria com o SENAI. Os estudantes ficarão três dias na Escola Cesarino e dois dias no SENAI, concluindo simultaneamente o Ensino Médio e a certificação de Ensino Técnico. O Diretor Antônio Martinho Marchiori parabeniza a SEDUC, por oportunizar o Ensino Técnico na Rede Pública do Estado de São Paulo, agradece o empenho da Diretoria de Ensino da Região de Limeira, Prefeitura Municipal de Iracemápolis e a Secretaria Municipal de Educação de Iracemápolis, que tornaram possível esse novo Curso para 2025.