Iracemápolis terá a partir desde dia 23 de Março um novo capítulo em sua história. A inauguração da fábrica da Mercedes-Benz irá aquecer a economia fazer com que o município dê um enorme salto em seu desenvolvimento.

A planta teve obras iniciadas em fevereiro do ano passado e investimentos na ordem de R$ 500 milhões aproximadamente. Detalhes da inauguração, que deve contar com a presença de diversas autoridades, ainda não foram divulgados pela companhia, mas tudo indica que haverá presença do governador Geraldo Alckmin e também do alto escalão do governo Federal.

A indústria está instalada em área de 87 alqueires à margem da rodovia que liga Iracemápolis a Santa Bárbara d’Oeste e deve gerar cerca de 4.000 empregos, sendo 1.000 diretamente na fábrica e outros 3.000 de forma indireta. No início deste ano, a montadora recebeu da prefeitura de Iracemápolis o Habite-se da fábrica, o que a autoriza a usar efetivamente o prédio, possibilitando a realização de testes para início de sua produção no local. “A inauguração da Mercedes -Benz será um marco para o município, que já está vivendo uma nova fase de desenvolvimento”, disse Valmir Gonçalves de Almeida (PSD), prefeito de Iracemápolis

A fábrica será responsável pela produção do sedã Classe C e do utilitário esportivo GLA, que atendem ao segmento de luxo do mercado automobilístico, e terá capacidade para produzir 20 mil veículos ao ano.Os modelos fabricados aqui serão dotados de tecnologia Flex (movidos a etanol e à gasolina), o que é inédito tanto no sedã quanto no SUV da marca. A nova fábrica faz parte da estratégia da Mercedes-Benz de liderar o mercado global de automóveis premium até 2020 e sua inauguração coincide com a comemoração de seis décadas de presença da montadora no país.

A Mercedes-Benz hoje possui três fábricas espalhadas pelo Brasil e passará a ser a única empresa do setor automotivo a produzir caminhões, ônibus, vans e automóveis, atuando em todos os segmentos de mobilidade no Brasil.

A pedra fundamental da planta, foi lançada em fevereiro do ano passado, o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, Philipp Schiemer, citou que a apesar da situação delicada da economia brasileira e do mercado automotivo, a experiência da Mercedes-Benz faz a empresa enxergar o potencial do país e manter a previsão de investimentos aqui.

A estimativa é de que até 2018, a montadora tenha injetado no mercado nacional cerca de R$ 3,2 bilhões.

 

Mão de Obra

Schiemer também lembrou da preocupação da companhia com a qualificação da mão de obra e citou que os profissionais contratados para atuação em Iracemápolis seriam treinados em diversas plantas do grupo, inclusive na Alemanha. “Sairão daqui automóveis feitos por brasileiros com a mesma qualidade, mesmo conforto, tecnologia e segurança dos que são feitos na Alemanha”, afirmou Schiemer à época.

O sedã Classe C e o utilitário GLA representam cerca de 70% das vendas de automóveis da Mercedes-Benz no Brasil.(com Agências)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*