A Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta quinta-feira, dia 10, um óbito causado por dengue na cidade, o qual estava sendo investigado desde o dia 21 de março.
A vítima é uma mulher de 27 anos, com doença crônica, moradora de Iracemápolis, que ficou internada em Limeira. Os exames foram coletados no hospital e posteriormente, enviados para análise no Instituto Adolfo Lutz. Os resultados confirmaram a presença do sorotipo DENV-2 (Dengue tipo 2).
O município tem implementado diversas ações para combater o mosquito, incluindo o uso de drones para monitoramento de áreas de risco, armadilhas para captura de mosquitos e nebulização para eliminação dos insetos adultos.
As agentes de saúde e de endemias realizam visitas domiciliares para orientar os moradores e identificar criadouros, promovendo ações educativas e preventivas.
A principal forma de combater a dengue é impedir o nascimento do mosquito transmissor. Isso pode ser feito com uma vistoria de 10 minutos em casa, eliminando locais com água parada, onde o inseto se reproduz.
A equipe de Vigilância em Saúde reforça a importância de procurar atendimento médico logo nos primeiros sintomas, evitando o agravamento da doença, que pode evoluir para óbito.